Voltada à formação de profissionais que atuam nas ouvidorias públicas do Paraná, a proposta do curso é capacitar os ouvidores para que adquiram novos conhecimentos, aperfeiçoem suas habilidades e entreguem serviços cada vez mais qualificados, alinhados às demandas da sociedade e aos princípios da administração pública.
Promover aprendizado para o aprimoramento das competências dos ouvidores;
Adequar a formação dos ouvidores às peculiaridades das ouvidorias públicas;
Preparar profissionais que entendam a ouvidoria como uma ferramenta estratégica de governança e gestão;
Possibilitar a troca de conhecimentos entre profissionais das ouvidorias;
A inscrição para participação neste processo seletivo é gratuita e terá início no dia 08 de agosto de 2025 e término dia 29 de agosto de 2025
| Disciplina | Carga horária |
| Fundamentos de Ética e Direitos Humanos aplicados às Ouvidorias | 30 |
| Histórico e fundamentos da ouvidoria no Brasil | 30 |
| Gestão de manifestações, sistemas, comunicação e as ouvidorias no fortalecimento da democracia | 30 |
| Código de Defesa dos usuários de Serviços Públicos e Código de Defesa do Consumidor | 30 |
| LGPD, LAI e informações públicas Governamental | 30 |
| Ouvidoria Digital, Dados Abertos e Produção de resultados e desenho de relatórios simplificados e estratégicos | 30 |
| Pesquisas de Satisfação, Simplificação e Governança: Ouvidoria, Inovação e Serviços | 30 |
| Compliance, Integridade e a gestão de denúncias nas Ouvidorias | 30 |
| Gestão de crises, métodos de resolução de conflitos e competências conversacionais | 30 |
| Direito Administrativo aplicado às Ouvidorias | 30 |
| Agenda 2023 aplicada às Ouvidorias: Direitos Humanos e princípios de ESG | 30 |
| Inteligência Emocional no trabalho das equipes de ouvidoria | 30 |
| CARGA HORÁRIA TOTAL | 360 |
Ambientação da Plataforma Moodle
Data: 17/10/2025 (sexta-feira)
Horário: 18:30 (youtube)
Data de abertura: 20/10/2025 (segunda-feira)
Data: 23/10/2025 (terça-feira)
Horário: 19:00 (youtube)
Coordenação:
Suporte Técnico – Plataforma Moodle: