Retrospectiva UVPR 2020

Publicado em: 16 de dezembro de 2020

 Retrospectiva UVPR 2020

Janeiro

Produção do episódio 1 do projeto Legado Paranaense com o empresário Odacir Antonelli (Guarapuava). A proposta nasce no âmbito da Universidade Virtual do Paraná com o objetivo de proporcionar aulas com pessoas que vivem ou nasceram no Estado e se destacam em diversas áreas do conhecimento. Afinal, o Paraná é rico em diversidade, conhecimento, criatividade e inovação.

Fevereiro

Parceria com Paraná Fala Idiomas para elaboração de curso para estudantes numa ação conjunta com Secretaria de Estado da Educação. O conteúdo do curso foi desenvolvido durante 2020 dentro do projeto Ganhando o Mundo.

Março

Lançamento do projeto Coronavírus em Análise com conteúdo científico a respeito de pesquisas relacionadas ao enfrentamento à Covid-19. A página contou com notícias, resumos de papers, vídeos produzidos por pesquisadores das universidades estaduais do Paraná e outras lives que abordam a questão da saúde durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Abril

Lançamento do projeto Ideias para uma Educação On-line. O objetivo do projeto Ideias para uma Educação On-line é formar professores em âmbito nacional para atuarem em processos que envolvam Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em atividades não presenciais,  ou em cursos na modalidade de Educação a Distância. Foi pensado em parceria com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) e com o portal Licon/Nead/Unicentro.

– Novo ciclo do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas disponível no site da UVPR, dentro do projeto Ideias.

 Maio

A Seti-PR (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná), por meio da Coordenação de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Universidade Virtual do Paraná e com a Universidade Estadual de Maringá, participou da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. A iniciativa ocorreu durante o dia 7 de maio de 2020. O Paraná veiculou vídeos, podcasts e webinars em apoio a esta manifestação nacional organizada pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Confira aqui a programação nacional.

Junho a Agosto

O evento Inovação em Saúde no Paraná em tempos de pandemia refletiu a respeito da prevenção de Covid-19 e combate ao novo coronavírus no Estado, sobretudo, com foco nos resultados advindos do serviço de atendimento Telemedicina Paraná. Durante dois meses, painéis virtuais, entrevistas e relatos de experiências discutiram práticas, desafios e possibilidades a partir de diferentes olhares. A iniciativa foi uma parceria do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Universidade Virtual do Paraná.

Setembro

Organização do Curso de Atendimento aos Maus-tratos Animais, por meio de uma parceria entre a SEDEST-PR (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná), a organização World Animal Protection e a UVPR (Universidade Virtual do Paraná), tendo como local de realização o portal Licon do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste. O público-alvo do curso é composto por servidores públicos e técnicos de todos os municípios do Paraná que possuem a atribuição de atender casos de maus-tratos animais, bem como Promotores de Justiça do Ministério Público Estadual. O curso disponibiliza ferramentas de estudo atualizadas e ressalta a importância de capacitação permanente a respeito das temáticas pertinentes aos maus-tratos animais.

Outubro

No Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), realizou uma série de eventos online, no período de 16 a 23 de outubro de 2020, intitulado Diálogos sobre Inteligência Artificial: construindo ecossistemas digitais para inovação no Paraná.

Outubro a Novembro

Divulgação e realização do Vestibular Unificado EaD UVPR 2020, reunindo Unicentro, UEPG e UENP para oferta de vagas da UAB (Universidade Aberta do Brasil) na modalidade Educação a Distância. Em virtude da pandemia de Covid-19, a seleção foi simplificada, por meio de análise de histórico do ensino médio, que foi coordenada pela UEPG. Ao todo, foram ofertadas 1.230 vagas em seis cursos dessas três universidades: Licenciaturas em Letras e Pedagogia (Unicentro), Bacharelado em Administração Pública (Unicentro e UEPG) e Tecnologia em Gestão Pública (UEPG e UENP).

Dezembro

Participação na organização do 4º Encontro Mundial da Rede Agroinncuba. Evento organizado em parceria entre Unicetex (USP), FZEA USP, Seti-PR, UVPR, Unicentro e UEL. Dois dias de eventos (10 e 11), que se seguiram ao FINOVAGRO 2020, que também contou com a parceria da UVPR e SETI-PR. No primeiro dia do encontro (10/12), a programação foi aberta aos interessados, contemplando uma série de painéis virtuais a respeito dos seguintes temas: Ambientes de Inovação, HUBS de Inovação, Fundos e Aceleradores e AGTechs.

– Também em dezembro foram abertas as inscrições para o curso de pós-graduação MBA em Gestão Pública e Inovação. Uma parceria entre SETI-PR, UVPR, UGF e Unicentro. São 535 vagas em 29 polos espalhados pelo Estado. A previsão de início das aulas é março de 2021.

Outras ações

– Reuniões periódicas durante o ano inteiro com as sete universidades integrantes da UVPR, para planejamento e discussão de ideias, seguindo o planejamento proposto.

– Articulações com secretarias e outros órgãos do Governo do Estado.

– Apoio a eventos organizados pelos núcleos de Educação a Distância que integram a UVPR.

– Participação em discussões e organização de vários projetos de residência técnica que terão início no primeiro semestre de 2021.

– Numa articulação da UVPR com os Neads das demais universidades foi elaborado o Projeto Paraná Mais Virtual/EAD que, como uma das suas primeiras ações, conseguiu apoio da Unidade Gestora do Fundo Paraná para a aquisição de equipamentos para os setores de Educação a Distância nas universidades.

– Processo de desenvolvimento de uma plataforma de cursos da UVPR.





SIGA-NOS NAS REDES


fb.com/universidadevirtualdoparana

/UniversidadeVirtualdoParana

@universidadevirtualdoparana