
Participarão da solenidade também o coordenador estadual do programa, professor Fernando Sorgi (UENP), e o superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, o coordenador da Ageuni, Paulo Schmidt e o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.
A primeira turma do curso de formação empreendedora é composta por 700 estudantes de todas as regiões do Estado, distribuídos em turmas nas sete universidades estaduais: UEM, UENP, UEL, Unioeste, Unicentro, UEPG e Unespar.
Os inscritos na primeira turma serão contatados pelas equipes do programa nas universidades para que tenham acesso à plataforma do curso e comecem a estudar o primeiro módulo. A metodologia contempla conteúdo teórico e aulas de mentoria.
A formação é gratuita e será totalmente em ambiente virtual de aprendizagem. Serão quatro módulos: Gestão Estratégica e de Pessoas; Gestão de Negócios e Comercial; Gestão Financeira; e Inovação Tecnológica; abrangendo duas disciplinas cada módulo. O curso terá carga horária total de 72 horas, com seis horas semanais de atividades.
O objetivo é qualificar empreendedores de micro, pequenas e médias empresas, empreendedores individuais, empreendedores informais e pessoas interessadas em abrir seus próprios negócios. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Paraná idealizada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), como parte do Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, também chamado de Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni). Conta com apoio da Fundação Araucária. O design instrucional ficou sob responsabilidade da Universidade Virtual do Paraná.