A Especialização Educação Digital para os anos iniciais do Ensino Fundamental é realizada em rede no Paraná e se justifica diante do cenário contemporâneo em que as tecnologias digitais passam a ser requeridas, ainda mais, nos processos educacionais, como forças ambientais que modificam e ampliam as possibilidades de ensino e de aprendizagem, sobretudo, após o contexto da pandemia da Covid-19.
Trata-se de uma proposta que busca trabalhar com a gestão de ambientes de aprendizagem a partir do contexto da sala de aula, em interação com outros espaços de aprendizagem. É a correlação de ações que se iniciam nos ambientes físicos, mas que se desenvolvem no engendramento da geografia física e da geografia virtual.
Para tal, a gestão de ambientes de aprendizagem passa a ser dinâmica e envolve distintas abordagens pedagógicas, diferentes tempos, diferentes recursos digitais, amparados por um processo comunicacional que deve promover interações pedagógicas, tecnológicas, digitais e com os objetivos de aprendizagem, além da interação que envolve conexões, participação, experiências de colaboração e de engajamento que são essenciais no processo de ensino e de aprendizagem.
Oportunizar para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental formação continuada em educação digital e suas práticas.
Debater os desafios e oportunidades que a educação digital traz para os processos de ensino e de aprendizagem.
Analisar as Teorias da Aprendizagem no contexto da educação digital.
Refletir sobre o uso de recursos e interfaces digitais aplicados à Educação no processo de ensino e aprendizagem.
Experienciar práticas pedagógicas e de pesquisa enriquecidas pelo digital.
Este curso adotará o Design Thinking (DT) educacional enquanto metodologia, a qual utiliza a resolução de problemas de forma inovadora, tendo como estratégia o HCD (Human centered Design), que parte do ser humano como centro do processo de aprendizagem. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será desenvolvido por meio da implementação de um Projeto de Intervenção nas escolas em que o professor atua, orientado por professores e tutores.
Disciplina | Carga horária |
Trilha Pedagógica 1: Fundamentos | |
Educação Digital em rede e ecossistemas educacionais | 30 |
Teorias da Aprendizagem e ambientes digitais | 45 |
Alfabetização e práticas de multiletramento | 45 |
Pensamento Computacional na Infância | 30 |
Práticas investigativas em Educação (metodologia de ensino I) | 30 |
Trilha Pedagógica 2: Didática e experiências | |
A didática na educação digital | 45 |
Recursos e interfaces interdisciplinares digitais no ensino | 90 |
Práticas investigativas em Educação – Seminário de projetos de intervenção pedagógica | 45 |
Trilha Pedagógica 3: Seminários de Práticas Pedagógicas Inovadoras | |
Produção de Experiências Pedagógicas | 30 |
Total Curricular | 390 |
Total TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 420 |
Confira os polos que fazem parte da Oferta de 2023