A Pós-graduação em Gestão por Processos – GESPRO, com residência técnica, é oferecida pela Universidade Estadual do Norte do Paraná com uma carga horária de disciplinas de 420 horas, na modalidade EAD, para residentes e não residentes. Aos residentes, ainda é incluída as atividades in loco pertinentes à modalidade, oportunizando a aprendizagem prática, interação profissional e desenvolvimento de network entre outros benefícios.
Considerando a escassez do funcionalismo técnico vinculado à área de Gestão de Processos, conexa a fatores somados à grande expectativa dos resultados do desenvolvimento e modernização institucional do Estado do Paraná, justifica-se a necessidade de aumentar e fortalecer as equipes especializadas que desenvolvem o planejamento, modelagem, monitoramento, bem como outros atributos da área.
É reconhecida a importância da formação qualificada de servidores estaduais para o alcance dos objetivos governamentais, sendo que a especialização em Gestão por Processos, oferecida pela UENP, contribuirá de modo contundente para a capacitação dos servidores, fortalecendo assim a execução de projetos e a implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do Estado que suporta e onde está situada a região dos campi da UENP.
Introdução à Administração Estratégica. Valores, Missão e Visão Organizacionais; Análise do Ambiente Externo e Interno. Estabelecimento de Diretriz Organizacional. Estratégias Empresariais. Estratégias da Unidade de Negócio. Estratégias Funcionais. Processo de Controle Estratégico e Desempenho. Poder e Cultura Organizacional. Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica. Alinhamento com o PPA. Metodologia de construção de PPA.
Definição de Gestão de processos de negócio; ciclo da gestão de processos; tipos e visões de processos; cadeia de comando; gerenciamento corporativo de processos; Identificação de processos de negócios; análise de processos; desenho de processos; ferramentas de gerenciamento de processos de negócio; a gestão de processos como diferencial competitivo; o papel de processos para a implementação da estratégia, escolha do processo; definição da estratégia; mapeamento das funções do processo; criação do painel de controle; reuniões de controle; BPM; Como redigir um manual operacional (POP); melhoria contínua do processo; Design Thinking; Conceitos de cliente externo e cliente interno. Metodologias ágeis.
A importância do escritório de processos. Objetivo, escopo e responsabilidades. Posicionamento na estrutura organizacional, modelos de escritório de processos. Competências. Definição de processos. Diferença entre gestão de processos e gestão de projetos. Objetivos da gestão de processos. Arquitetura dos processos. Cadeia de valor. Visão do modelo operacional. Portfólio de processos. Gestão de desempenho, indicadores de eficiência e eficácia. Indicadores de desempenho dos processos. Planejamento, estruturação e implantação de um escritório de processos. Governança do escritório de processos. Gestão de mudanças. Relação do escritório de processo com as áreas de uma organização/instituição. Métodos, técnicas e ferramentas para o mapeamento de processos. Automatização dos processos.
Definição de modelagem de processos, objetivos, modelos aplicáveis a modelagens de processo. Gerenciamento de processos de negócios (BPM) – Conceitos de BPM. História e conceitos de BPMN. Notações de modelagem de processos. Linguagem BPMN (elementos básicos e elementos estendidos). BPMN e Business Rules. Boas práticas para BPMN. Introdução às melhorias nos processos de negócio. Entrevistas para levantamento dos processos, fluxogramas, documentação dos processos, normativas e Procedimentos Operacionais Padrão (POP). Técnicas de mapeamento e modelagem de processos com BPMN. Análise e redesenho de processos com BPMN. Melhoria e transformação de processos utilizando BPMN. Identificação de anomalias e priorização de causas. Normatização de processos. Estudo de caso prático utilizando ferramenta de modelagem.
Conceitos e definições da qualidade. Histórico da qualidade, evolução e principais autores. Múltiplas dimensões da qualidade. Premissas para implantação de um sistema da qualidade. Métodos de controle de processo. Ferramentas da qualidade. Custos da Qualidade. Modelos de avaliação da qualidade em produtos e serviços. Melhores práticas, certificações e prêmios da qualidade.
O estado, governo e sociedade. Gestão de Estado. Contexto contemporâneo da atuação do Estado. Governabilidade, governança e descentralização do poder. Políticas Públicas. Estrutura e função da administração pública. Eficiência, eficácia e efetividade na administração pública. Reformas administrativas e programas de desburocratização. Representação e participação: políticas públicas de inclusão social, políticas de cotas étnico-raciais na administração pública e a participação de minorias étnico-raciais no serviço público. Accountability e Responsiveness: ação governamental, sustentabilidade socioambiental e controles de resultados.
Visão Geral de Conceitos de Tecnologia da Informação: Hardware, Software e Banco de Dados; Conceitos. Recurso. Objetivos. Tipos. Utilização: Sistemas de Informação e SIG; Desenvolvimento. Escolha. Implementação. Manutenção: SI; Gestão de Projetos em TI: repercussão e mudanças organizacionais; Desafios da tecnologia: questões legais, segurança, ética e controle; Visão Geral de Aplicações empresariais: ERP, CRM e SCM. Conceitos de BPMS. BIZAGI.
O processo de liderança. Características comuns a líderes. Teorias sobre liderança. Liderança estratégica. Liderança transacional e transformacional. Comunicação Organizacional. Técnicas de comunicação. Capital intelectual, capital humano e capital social. Conhecimento organizacional. Criação e gestão do conhecimento organizacional. Aprendizagem organizacional e organizações de aprendizagem.
As diferentes formas de conhecimento. Campo de estudo. Amostragem. Métodos de coleta de dados. Critérios de validade e confiabilidade. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Análise de dados. Estrutura de artigos científicos. O processo de pesquisa.