Acervo digital com mais de 10 mil títulos está disponível para as sete universidades estaduais

Publicado em: 23 de março de 2023

Desde o início de 2022 as sete Universidades Estaduais do Paraná contam com acervo digital com mais de 10 mil títulos de livros técnicos e científicos. O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), com a articulação das bibliotecas das sete universidades, adquiriu mais de 30 mil licenças para a disponibilização do acervo às comunidades universitárias.

Dentro da Plataforma Alexandria, página da UVPR que reúne repositórios de teses e dissertações, editoras universitárias, revistas científicas, canais educativos entre outros projetos de divulgação científica das instituições de ensino superior do Paraná,  é possível acessar o link que redireciona os acadêmicos para a página de acesso ao acervo da ferramenta Minha Biblioteca em cada Universidade.

Destaca-se, ainda, que cada universidade possui os seus próprios critérios para cadastro da comunidade universitária, tendo em vista o número de licenças de cada e as decisões internas, por isso é necessário acessar o site, a biblioteca ou as redes sociais da respectiva  instituição para ter acesso ao serviço.

SERVIÇO

O acervo da Minha Biblioteca possui títulos de diversas áreas do conhecimento como direito, medicina, educação, letras entre outros e são voltados principalmente para alunos de graduação, mas docentes, pós-graduandos e agentes universitários também podem acessar.

Além da disponibilidade de vários títulos, a plataforma também tem algumas funcionalidades que auxiliam durante a leitura como citações prontas, marcar uma parte do texto, ou ainda fazer anotações.

O acesso ao Minha Biblioteca pode ser feito pelo computador e também nos smartphones com sistema operacional Android ou IOS.

UEL

Para acessar os serviços do Minha Biblioteca da Universidade Estadual de Londrina é necessário fazer um cadastro na instituição. Para isso, os usuários deverão acessar a página inicial do site de bibliotecas da universidade e procurar pelo campo “acervos digitais”, na parte superior da tela.

Em seguida, é necessário clicar em “Minha Biblioteca” e fazer o cadastro, caso ainda não seja inscrito. Nesta aba o usuário encontra também a página de acesso (para aqueles que já estão cadastrados) e uma seção de tutoriais de como usar os recursos da plataforma.

UEM

O acesso à Minha Biblioteca da Universidade Estadual de Maringá também exige o preenchimento de um formulário de inscrição. Para isso, basta acessar o Sistema Integrado de Bibliotecas da UEM e procurar pelo link na parte inferior da página.

Após a validação dos dados, os usuários podem acessar o sistema ao clicar no hiperlink “Acesso à Minha Biblioteca” ao final da página.

UENP

A Universidade Estadual do Norte do Paraná exige o preenchimento do formulário de inscrições, mas para isso é necessário entrar em contato por e-mail (minhabiblioteca@uenp.edu.br,coordenacao.nti@uenp.edu.br,assessoria.ti@uenp.edu.br).

Após a validação dos dados, os acadêmicos irão receber usuário e senha no e-mail cadastrado anteriormente para acessar a área de login do Minha Biblioteca.

UEPG

O acesso à Minha Biblioteca da Universidade Estadual de Ponta Grossa é por meio do Sistema de Gestão de Identidades. Neste link o usuário pode encontrar a área de acesso e a área de tutoriais sobre o sistema.

UNESPAR

Assim como nas demais instituições, a comunidade universitária  da Universidade Estadual do Paraná pode fazer o cadastro ao clicar neste link do formulário. Aqueles que já possuem cadastro podem acessar a área de login aqui.

UNICENTRO

Inicialmente, é necessário acessar um formulário criado pela Rede de Bibliotecas da Unicentro e preencher as formações pessoais e também o número do registro acadêmico ou de matrícula, em caso de servidor. Em seguida, será enviado um e-mail com login e senha para o usuário.

UNIOESTE

Os interessados podem realizar um cadastro por meio de um formulário para acessar a plataforma de livros digitais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A área de login da minha Biblioteca da Unioeste pode ser acessada aqui.