Câmara EaD da Abruem propõe discussões sobre educação online em tempos de coronavírus

Publicado em: 25 de março de 2020

A Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) realizou reunião de planejamento no início de março. Um dos tópicos principais da reunião foi a reflexão sobre educação online em tempos de coronavírus, tendo em vista a necessidade de suspensão de atividades presenciais para isolamento social. A Universidade Estadual do Centro-Oeste participa da Câmara por meio do Nead/UAB (Núcleo de Educação a Distância/Coordenação UAB).

Um roteiro para campanha de divulgação a respeito da temática foi elaborado pelos integrantes da Câmara: Marcus Tomasi (Udesc), Carmen Maria Cipriani Pandini (Udesc), Maria Aparecida Crissi Knuppel (Coordenação UAB Unicentro e Coordenação UVPR), Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra (UEMA), Marcus Vinícius Maltempi (Unesp) e Carlos Willians Jaques Morais (UEPG). Alguns materiais foram produzidos a respeito do assunto, a fim de evidenciar as possibilidades e os desafios da educação online.

O foco é mostrar que não existe um único modo de utilizar as tecnologias educacionais. Há concepções, metodologias, tecnologias e modelos educativos que devem ser usados em um momento de desafio para as universidades.

O Setor de Vídeos do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste produziu o vídeo abaixo: