Cresol lança livro a respeito de sua trajetória com artigo sobre parceria na EaD

Publicado em: 26 de fevereiro de 2021

Com informações da Cresol

No dia 24 de fevereiro foi lançado, por meio de uma live, o livro Saberes: Inovação, Relacionamento e Governança nas Cooperativas Cresol. A publicação conta a trajetória do sistema no cooperativismo financeiro do Brasil, com edição da Editora Confebras. O capítulo 3 contempla o artigo “O desenvolvimento de uma parceria educacional para processos em Educação a Distância”, assinado pelos professores da Universidade Estadual do Centro-Oeste: Maria Aparecida Crissi Knuppel (coordenadora UVPR e UAB/Unicentro), Simão Ternoski e Zoraide Fonseca da Costa.

O texto assinado pelos docentes da Unicentro aborda a trajetória traçada entre a Educação a Distância da instituição de ensino e o instituto da cooperativa, que data de 2013. São exploradas as abordagens metodológicas utilizadas nos cursos de pós-graduação ofertados, realizando reflexões sobre a relevância de parcerias educacionais para o desenvolvimento de inovações.

Livro

Em 432 páginas, os autores Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação, e José Vandresen, gerente do Cresol Instituto, reuniram artigos com detalhes dos 25 anos de história da cooperativa, criada na região Sudoeste do Paraná. Os relatos trazem experiências vividas por dirigentes, colaboradores e parceiros da instituição, em busca de uma reflexão sobre o cooperativismo.

“De forma geral, a principal mensagem que queremos transmitir para os leitores é que é possível cumprir com a função econômica das cooperativas dentro do Sistema Financeiro, mas também desenvolver iniciativas no âmbito social. Dá para ser cooperativa, ter o aspecto do negócio, da viabilidade econômica e, em paralelo, criar estratégias voltadas para jovens, crianças, mulheres, melhor idade e investir em educação financeira. As cooperativas têm esse papel na sua essência. Se numa ponta existe o aspecto econômico financeiro, na outra tem a dimensão social do que elas podem fazer para contribuir com a sociedade”, apontou Cledir Magri.

Confira a live de lançamento: