Curso on-line sobre Atendimento aos Maus-tratos Animais vai atualizar servidores públicos

Publicado em: 7 de outubro de 2020

Esta semana tem início o curso on-line de Atendimento aos Maus-tratos Animais. A formação é desenvolvida por meio de uma parceria entre a SEDEST-PR (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná), a organização World Animal Protection e a UVPR (Universidade Virtual do Paraná), tendo como local de realização o portal Licon do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

O público-alvo do curso é composto por servidores públicos e técnicos de todos os municípios do Paraná que possuem a atribuição de atender casos de maus-tratos animais, bem como Promotores de Justiça do Ministério Público Estadual. O curso disponibiliza ferramentas de estudo atualizadas e ressalta a importância de capacitação permanente a respeito das temáticas pertinentes ao assunto.

Assim, o objetivo da SEDEST é proporcionar acesso a formação básica para municípios, que vão poder auxiliar outros órgãos no atendimento de diferentes casos, sendo possível, também, realizar ações e projetos de conscientização em suas áreas de abrangência.

O conteúdo é composto por três módulos: Conceitos Fundamentais e Legislação Incidente, Registro de Denúncias e Atendimento aos Maus-tratos e Maus-tratos e Educação Ambiental. De acordo com a coordenadora de Recursos Naturais da SEDEST, bióloga Fernanda Góss Braga, o tema é de fundamental importância e o curso apresenta um panorama amplo para os profissionais que atendem casos de maus-tratos animais, com questões úteis para o dia a dia.

“É uma iniciativa inédita no Estado, e tem como objetivo padronizar o atendimento aos maus-tratos aos animais nos diferentes municípios, bem como capacitar os técnicos para avaliação das denúncias e possíveis encaminhamentos nas diferentes esferas”, afirmou. 

Segundo ela, os instrutores do curso são representantes do poder público das diferentes instituições envolvidas, bem como profissionais renomados com ampla experiência na temática dos maus-tratos, que voluntariamente se dedicaram a preparar todo o conteúdo. “Acreditamos que é uma excelente oportunidade para os municípios terem corpo técnico cada vez mais qualificado para esse tipo de atendimento”, acrescentou.

Para a coordenadora da UVPR, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, a formação mostra o sucesso das parcerias e como elas podem chegar a todas as regiões do Paraná. 

Por enquanto, o curso é direcionado somente a um público específico, que atua na área, com indicações das prefeituras e do MPPR.





SIGA-NOS NAS REDES


fb.com/universidadevirtualdoparana

/UniversidadeVirtualdoParana

@universidadevirtualdoparana