Encontro discute novidades sobre projetos de formação em inovação do Paraná

Publicado em: 2 de maio de 2023

Reunião da última sexta-feira, realizada em Curitiba

O Governo do Estado realizou nesta sexta-feira (28) uma reunião para preparar a nova edição do Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Restec Integre). O objetivo é promover a qualificação de recursos humanos para uma gestão mais efetiva e transparente, com ênfase na transformação digital em todos os níveis governamentais. A expectativa é que o edital seja publicado no decorrer do mês de maio.

Coordenados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), os programas de residência são uma política pública de Estado. A finalidade é contribuir para a melhoria contínua dos serviços públicos, a partir da capacitação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento para atuação no setor.

As residências contemplam um curso de pós-graduação (especialização) custeado pelo governo e atividades práticas nos órgãos do Executivo Estadual. Além da gratuidade nos cursos de especialização, os residentes técnicos recebem bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 2.375, mais auxílio transporte de R$ 220.

Para a nova edição da Restec Integre estão previstas, incialmente, 432 vagas para residentes em 26 instituições da administração direta e indireta: 11 secretarias de estado, um órgão de regime especial e 14 autarquias, incluindo as sete universidades estaduais do Paraná. Esses profissionais irão atuar em Curitiba e em 30 cidades do Interior paranaense.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou o papel do Estado na capacitação e formação de recursos humanos para inovação.

“Trata-se da oferta de oportunidades para a qualificação de profissionais com o objetivo de melhorar os serviços públicos para a população. A residência técnica é um programa de formação em serviço que prepara um quadro qualificado de pessoas que podem atuar, futuramente, na gestão pública”, afirmou.

O programa será desenvolvido em parceria com a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Seimt) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), instituição de ensino superior responsável pelo curso de especialização, na modalidade de Educação a Distância (EaD).

Para o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, é importante incentivar a qualificação digital para fortalecer o relacionamento com os cidadãos. “O Paraná está passando por uma fase de transformação digital, principalmente na área de inteligência artificial. Por isso buscamos a parceria com esse programa de residência técnica para oportunizar a qualificação de paranaenses recém-formados”, explicou.

Entre os residentes selecionados, 30 irão compor o Observatório de Transformação Digital do Paraná. O intuito é mapear os processos organizacionais das instituições ligadas ao Executivo Estadual, a fim de aperfeiçoar os serviços públicos para os cidadãos.

GESTÃO PÚBLICA E INOVAÇÃO

No mesmo dia, representantes da Seti e da Unicentro também apresentaram a segunda edição de um curso Master in Business Administration (MBA) em Gestão Pública e Inovação, que será ofertado pela Unicentro, por meio do Núcleo de Educação a Distância (Nead).

A iniciativa conta com financiamento do Fundo Paraná, dotação orçamentária administrada pela Seti para o fomento científico e tecnológico paranaense.

A primeira edição do curso formou 450 alunos. Agora, serão ofertadas 775 vagas em 31 polos (unidades acadêmicas), em várias regiões do Paraná.

Destinado a servidores públicos municipais, estaduais e federais, o MBA pretende qualificar e apresentar aos profissionais estudos teóricos e práticos da administração pública, no âmbito de políticas de incentivo à inovação. O edital será publicado em 2 de maio.

Confira as instituições que solicitaram residentes técnicos da Restec Integre:

Secretarias de Estado

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap)

Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab)

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti)

Secretaria de Estado da Cultura (Seec)

Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa)

Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Seimt)

Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial (Semi)

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef)

Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL)

Controladoria-Geral do Estado (CGE)

Órgão de Regime Especial

Receita Estadual do Paraná

Autarquias

Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar)

Departamento de Estradas de Rodagem (DER)

Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR)

Instituto Água e Terra (IAT)

Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR)

Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes)

Paraná Esportes

Universidades estaduais

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro)

Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Cidades previstas

Apucarana, Campo Mourão, Carambeí, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Morretes, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.