Eventos destacam inovação e empreendedorismo no agro

Publicado em: 26 de novembro de 2020

De 7 a 9 de dezembro será realizado o Fórum Internacional On-line de Empreendedorismo e Inovação no Agro 2020. Logo em seguida, nos dias 10 e 11, ocorrerá o 4º Encontro Mundial da Rede Agroinncuba, também de maneira remota. Ambos os eventos são organizados no âmbito da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP (Universidade de São Paulo) do campus de Pirassununga com a parceria do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Universidade Virtual do Paraná.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, professor Celso da Costa Carrer (FZEA/USP), o FINOVAGRO 2020 tem caráter científico e negocial reunindo pesquisadores e gestores públicos e de universidades, centros de pesquisas, incubadoras e parques tecnológicos de diversos países da Ibero América, além de empreendedores e profissionais que compõem diferentes ecossistemas de inovação no ambiente agro.

“O objetivo é debater soluções para as AGTechs e para os ecossistemas envolvidos. Por isso, vamos reunir atores que compõem as diferentes missões da tríplice hélice do desenvolvimento, ou seja, as empresas, as universidades e institutos de pesquisa e o governo, definindo temas que são emergentes”, afirmou. Sendo assim, o evento propõe uma mostra de pesquisa que tem o objetivo de discutir temáticas e possibilitar a interação entre os pesquisadores.

Para o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti-PR, Paulo Renato Parreira, a participação do Governo do Estado como apoiadora vai no sentido de se aproximar de uma iniciativa relevante, que é a Rede Agroinncuba, e apresentar a candidatura tanto da Seti-PR quanto das universidades estaduais neste grupo, que tem players importantes, como USP e FAPESP. “Esses eventos são marcos importantes. Mais do que nunca, a aproximação do sistema estadual com uma importante rede de agroincubadoras mostra que estamos no caminho correto rumo à inovação”, destacou Parreira.

FINOVAGRO 2020

É importante destacar que a submissão de trabalhos completos e resumos expandidos ao FINOVAGRO ficará aberta somente até 4 de dezembro. Haverá publicação em anais e e-book. Além disso, o networking será contínuo, pois os materiais ficarão disponíveis na plataforma para além da data do evento.

Estão confirmadas presenças de diferentes regiões do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha e Portugal. As pautas da programação são fundamentais para o entendimento do ecossistema de inovação desses países e desenvolvimento e formação de empresas inovadoras no âmbito do agronegócio (AGTechs).

A organização está sob responsabilidade do UNICETEX (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, campus de Pirassununga, bem como o Programa do Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal (GIIA). Também participam a Seti-PR (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná), a UVPR (Universidade Virtual do Paraná) e a Comissão de Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). Na promoção, estão a Capes, o Programa CYTED, a FAPESP, a Bayer e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

4º Encontro Mundial da Rede Agroinncuba

Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2020 será a vez do 4ª Encontro Mundial da Rede Ibero-americana de Agroincubadoras. No decorrer dos dois dias estão previstos seis painéis virtuais com apresentação de cases, discussão sobre fundos e financiamento, candidaturas para entrada na rede, reflexões e planejamento.

A Rede Agroinncuba prevê uma série de iniciativas de órgãos de países Ibero-americanos para desenvolver estratégias de impulsionar o setor agroindustrial, promover o intercâmbio de conhecimento entre as empresas incubadas, buscar novos mercados de atuação e apoio dos projetos já desenvolvidos, gerar um manual de boas práticas de gestão tecnológica e empreendedoras para a rede, mapear os diferentes ecossistemas das incubadoras em seus diferentes países e demais parques tecnológicos de interesse.

Fórum Internacional On-line de Empreendedorismo e Inovação no Agro 2020

7 a 9 de dezembro de 2020