Painel virtual destaca museus universitários

Publicado em: 10 de junho de 2021

Na tarde do dia 21 de junho a Universidade Virtual do Paraná transmitirá o painel virtual O espaço dos Museus Universitários e as perspectivas no pós-pandemia. A iniciativa integra o I Fórum Permanente de Discussões dos Museus Universitários e é proposta pela Rede de Museus e Centros de Memórias Universitários do Paraná. A ação é realizada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

A mesa de discussão será mediada pelo assessor para Museus e Cultura na CES/Seti-PR, professor Dr. Rene Wagner Ramos, contando com a participação da professora Dra. Andrea Siqueira D’Alessandri Forti (Unespar), do professor Dr. Niltonci Batista Chaves (MCG UEPG) e da museóloga Ma. Ana Luisa de Mello Nascimento (MAE UFPR).

A transmissão terá início às 14h30 do dia 21, uma segunda-feira, no canal de YouTube da UVPR, com acesso aqui. Haverá emissão de declaração para os ouvintes que assinarem a lista de presença durante o evento.

Dr. Rene Wagner Ramos
Assessor para Museus e Cultura na Coordenação de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ciência Superior. Doutor e Mestre em História. Licenciado em História. Ex-Coordenador do Sistema Estadual de Museus do Paraná (2019-2020). Conselheiro do Conselho Estadual da Cultura do Paraná (2014-2016). Historiador e pesquisador no Museu Paranaense (2016-2018). Ex-coordenador de Estudos e Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2011-2015). Docente efetivo de História e Geografia da SEED/PR desde 1996.

Dra. Andrea Siqueira D’Alessandri Forti
Mestra e Doutora em História. Bacharela em Museologia, bacharela e licenciada em História, pós-graduada em História da Arte e Arquitetura no Brasil. Professora adjunta e coordenadora do curso de bacharelado em Museologia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Ma. Ana Luisa de Mello Nascimento
Mestra em História. Pós-graduada em História Social da Arte e graduada em Museologia. Atualmente, é Museóloga do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE UFPR) e Coordenadora da Comissão do VI Fórum Permanente de Museus Universitários.

Dr. Niltonci Batista Chaves
Doutor em Educação, Mestre em História e Sociedade. Licenciado em História. Livre-Docente pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. É professor do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em História. Entre 2009 e 2018, coordenou a Pós-Graduação lato sensu em História, Arte e Cultura (modalidade a distância) ofertada pela UEPG/UAB. Desde 2018 é diretor do Museu Campos Gerais, vinculado à UEPG.

21/06, às 14h30
Acesso aqui