Paraná participa da Marcha pela Ciência no dia 7 de maio

Publicado em: 6 de maio de 2020

Cartaz Marcha Pela Ciência no ParanáCom informações da Seti-PR e da SBPC

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), por meio da Coordenação de Ciência e Tecnologia, em parceria com a UVPR (Universidade Virtual do Paraná) e UEM (Universidade Estadual de Maringá), vai participar da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. A iniciativa ocorre durante toda a próxima quinta-feira, 7 de maio. O Paraná vai veicular vídeos, podcasts e webinars em apoio a esta manifestação nacional, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Pacto pela Vida
A mobilização tem como mote principal o Pacto Pela Vida, um documento publicado no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, em que diversas instituições alertam para o fato de que o Brasil vive uma grave crise – sanitária, econômica, social e política, o que exige de todos, governantes e representantes do povo, ações para “o exercício de uma cidadania guiada pelos princípios da solidariedade e da dignidade humana, assentada no diálogo maduro, corresponsável, na busca de soluções conjuntas para o bem comum, particularmente dos mais pobres e vulneráveis […] O desafio é imenso: a humanidade está sendo colocada à prova. A vida humana está em risco”.

Importância da ciência
A Marcha é uma destas ações que têm como objetivo mostrar a importância da ciência no embate à pandemia que o mundo vive. A iniciativa vai reunir atividades transmitidas pelas por diferentes canais online organizados pela SBPC, ao longo do dia 7. O objetivo da manifestação é dar visibilidade ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas. Toda a abordagem se dará mostrando a ciência como meio de minimizar os impactos da pandemia.

Paraná na Marcha
No Paraná, a Universidade Estadual de Maringá está produzindo quatro vídeos e três podcasts para veicular no portal da Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e da Seti, e nas redes sociais das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES). O material também será enviado a SBPC que fará a veiculação nacional. Depois disso, o conteúdo ficará à disposição da sociedade em geral para ser usado em ações de defesa da ciência como ferramenta para o enfrentamento do novo coronavírus. “Será a contribuição dos pesquisadores e cientistas do Paraná em defesa da ciência produzida no nosso Estado e no nosso País”, explica o coordenador de C&T da Seti, Paulo Parreira.
Os vídeos produzidos pela UEM/UVPR/Seti respondem a questões propostas pela SBPC. O superintendente da Seti, Aldo Bona falar sobre a produção dos cientistas paranaenses no enfrentamento ao coronavírus; Paulo Parreira destaca a ciência como ferramenta para o desenvolvimento social; a farmacêutica e pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora Sant’Ana, discute sobre a importância da Ciência para o Enfrentamento da Covid-19; e a pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mara Solange Gomes Dellaroza, enfoca a necessidade do isolamento social em tempos de pandemia.
Os três podcasts que compõem a produção paranaense para a Marcha vão reforçar a importância do uso de máscaras no convívio social; enumerar dicas para evitar a contaminação pelo coronavírus nas idas ao supermercado; e desmistificar a preocupação com o abastecimento de alimentos e outros itens durante o período de isolamento social.
Todo esse material ficará disponível no endereço eletrônico especialmente criado para a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, no Paraná, criado pela UVPR. Clique aqui e participe!

Confira aqui a programação nacional!

Como se manifestar durante a Marcha Virtual pela Ciência?

A proposta é que no dia 7 ocorra uma manifestação virtual para defender a ciência, em um Pacto pela Vida. 

Manifeste-se no Congresso Nacional, em apenas 3 passos:

Passo 1: clique no Manif.app. 

Passo 2: no topo da tela, clique no botão “manifestar-se”, e ao fazê-lo, seu avatar, de cor vermelha (um boneco vermelho), aparece no mapa.

Passo 3: arraste o seu boneco até o local onde está a maioria dos outros avatares, que será a Esplanada do Congresso Nacional.

#Dica 1: se desejar segurar um cartaz, escreva seu recado no campo de “slogan” no topo do lado esquerdo da tela.
#Dica 2: a vida do seu avatar é de 24 horas. Se desejar prorrogá-la, mude o seu slogan ou posição antes do final das 24 horas de sua criação.
#Dica 3: se deseja acompanhar o número de manifestantes, clique regularmente no botão de “atualizar” no topo da tela.





SIGA-NOS NAS REDES


fb.com/universidadevirtualdoparana

/UniversidadeVirtualdoParana

@universidadevirtualdoparana