Finovagro proporciona discussões importantes sobre inovação no agronegócio

Publicado em: 7 de dezembro de 2020

Na manhã desta segunda-feira, 7, começou o Fórum Internacional de Empreendedorismo e Inovação no Agro 2020. O evento tem organização que parte do âmbito da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP (Universidade de São Paulo) do campus de Pirassununga (SP) com a parceria do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Universidade Virtual do Paraná.

Durante três dias, convidados de vários países vão apresentar painéis relevantes. Na quinta e sexta-feira, 10 e 11, ocorrerá ainda o 4º Encontro Mundial da Rede Agroinncuba. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, professor Celso da Costa Carrer (FZEA/USP), as expectativas são as melhores possíveis. Diante disso, as submissões de trabalhos ao Finovagro foram prorrogadas até 9 de dezembro. Informações aqui.

Primeiro dia

A abertura oficial começou às 9h com pronunciamentos importantes de autoridades representantes da Unicetex/USP, do CRMV-SP, da Seab-SP, da Seti-PR e da Seab-PR. As falas foram no sentido de valorizar o tema do evento, muito importante para o momento atual que demanda um posicionamento empreendedor nas diversas áreas.

O primeiro painel tentou responder a seguinte pergunta: O que fazer para alimentar um planeta com 9 bilhões de maneira sustentável? Os convidados foram Soraia Marques Putrino (ADM e CRMV-SP/BR) e Augusto Hauber Gameiro (FMVZ-USP/BR), que fizeram as suas apresentações e responderam dúvidas da audiência.

No período da tarde, o tema em tela foi O Papel dos Ecossistemas de Inovação para o Desenvolvimento da Agroindústria 4.0. Para discutir o assunto, Vicent Clemente (PCUV/ESP), Carlos Brito (Universidades do Porto e Portucalense/POR), Fernando Gonzalo López (SABBER-AR) e Claudina Teresa Uribe Bórquez (UFrontera/CHI). Os palestrantes abordaram perspectivas com base nas realidades de seus países e trocaram ideias no fim das apresentações.

Organização

A organização está sob responsabilidade do Unicetex (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, campus de Pirassununga, bem como o Programa do Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal (GIIA). Também participam a Seti-PR (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná), a UVPR (Universidade Virtual do Paraná) e a Comissão de Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). Na promoção, estão a Capes, o Programa Cyted, a Fapesp, a Bayer e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.