UEL realiza evento de capacitação sobre atividades não presenciais

Publicado em: 13 de junho de 2020

Com informações da Agência UEL

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) realizará entre 16 e 26 de junho o VIRTUEL: refletindo e capacitando, evento on-line que terá transmissão ao vivo pela plataforma YouTube. As atividades têm o objetivo de promover a capacitação emergencial de docentes, estudantes e técnico-administrativos da UEL para a realização das atividades não presenciais.

O evento também pretende criar e estimular a autocapacitação de professores e alunos; apresentar e debater boas práticas no uso de tecnologias digitais nos cursos presenciais e a distância; refletir sobre o impacto do uso das atividades não presenciais na era da nova normalidade; explicitar os desafios da universidade nos contextos não presencial, a distância e possíveis encaminhamentos ou soluções.

A UVPR (Universidade Virtual do Paraná) vai participar da programação com falas da sua coordenadora, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel (Unicentro). Ela estará em dois momentos da programação: no dia de abertura do evento, 16 de junho, no webinar Perspectivas para a Formação de Professores na Educação Remota, juntamente com equipe do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, onde ela coordena a UAB (Universidade Aberta do Brasil). E no dia 18 de junho, na Mesa IES Públicas Paranaenses: o que podemos usar da experiência em EaD nas atividades não presenciais.

Setores da UEL estão finalizando a proposta para a retomada das atividades acadêmicas para o próximo dia 29, com um plano de oferta dos elementos curriculares. O retorno deve se dar em 3 fases, sendo que a primeira será não presencial com a utilização de tecnologias digitais, para evitar o uso do mesmo espaço físico que favorece a disseminação do coronavírus.

Para o diretor do LABTED (Laboratório de Tecnologia Educacional), professor Pedro Paulo Ayrosa, “possivelmente será o maior evento de extensão realizado pela PROEX [Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade], já que tivemos mais de 1.100 inscritos só no primeiro dia”. Ele afirma que a instituição está dotada de tecnologia digital para promover o ensino não presencial. “Consideramos que a UEL irá prover os ambientes virtuais de aprendizagem e softwares de apoio da Microsoft e da Google, de convênios já existentes na universidade e disponíveis para toda comunidade universitária”.

Programação
O VIRTUEL terá cerimônia de abertura na terça-feira, dia 16, das 10h às 11h30, com o reitor da UEL, professor Sérgio de Carvalho e toda a equipe da universidade. Das 14h às 15h30, será realizada a primeira videoconferência (webinar), com o tema “Quem está na frente da tela? Desafios do ensino remoto em tempos de pandemia”, com o professor Paulo Takeo Sano, do Instituto de Biociências, da USP (Universidade de São Paulo).

Confira aqui a programação completa.