Vestibular Unificado EaD UVPR tem 2.292 vagas em seis universidades

Publicado em: 18 de janeiro de 2023

O Vestibular Unificado EaD da Universidade Virtual do Paraná 2023 tem 2.292 vagas gratuitas em nível de graduação. O total das vagas é dividido entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para cursos de licenciatura e tecnológicos em diversas áreas do conhecimento. A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Capes.

 

 

 

UEL

Na UEL são 427 vagas no total, sendo 277 para Licenciatura em Computação com oferta em 9 cidades polo e 150 para Tecnólogo em Gestão Pública em 4 cidades.

  • Licenciatura em Computação: Assaí, Astorga, Congonhinhas, Jacarezinho, Londrina, Palmital, Prudentópolis, São João do Ivaí e Siqueira Campos.
  • Tecnologia em Gestão Pública: Apucarana, Jaguapitã, São João do Ivaí e Tamarana.

 

UEM

Na Universidade Estadual de Maringá, são oferecidos seis cursos com 150 vagas para Ciências Biológicas, 100 vagas para Física, 150 vagas para em História, 205 vagas para Pedagogia, 150 para Letras Português Inglês e 150 vagas para Tecnologia em Gestão Pública, totalizando 905 vagas.

  • Ciências Biológicas: Assaí, Astorga, Goioerê, Londrina, Nova Londrina e Sarandi.
  • Física: Goioerê, Londrina, Pato Branco, Sarandi e Umuarama.
  • História: Astorga, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Tamarana e Umuarama.
  • Pedagogia: Assaí, Astorga, Engenheiro Beltrão, Faxinal, Goioerê, Itambé, Jaguapitã, Nova Londrina, Paranavaí, Sarandi, e Umuarama.
  • Letras Português Inglês: Assaí, Astorga, Flor da Serra do Sul, Paranavaí, Jaguapitã, São João do Ivaí e Umuarama.
  • Tecnologia em Gestão Pública: Astorga, Cianorte, Faxinal, Nova Londrina e Paranavaí.

 

UENP

Na Universidade Estadual do Norte do Paraná são ofertadas 150 vagas para o curso de Tecnologia em Gestão Pública, divididas em sete cidades: Assaí, Congonhinhas, Curitiba, Ibaiti, Jacarezinho, Jaguariaíva e Siqueira Campos.

 

UEPG

A UEPG possui 480 vagas distribuídas da seguinte maneira: 180 vagas para Licenciatura em Matemática, 150 vagas para Tecnologia em Gestão Pública e 150 para Tecnologia em Segurança Pública.

  • Matemática: Assaí, Curitiba, Ipiranga, Jaguariaíva, Palmeira, e Rio Branco do Sul.
  • Gestão Pública: Ipiranga, Lapa, Palmeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São João do Triunfo e Sarandi.
  • Tecnologia em Segurança Pública: Campo Largo, Cruzeiro do Oeste, Londrina, Paranaguá, Ponta Grossa, São João do Ivaí, Siqueira Campos e Telêmaco Borba.

 

UNICENTRO

Na Unicentro são ofertadas 150 vagas para o curso de Tecnologia em Gestão Pública distribuídas em sete cidades: Guarapuava, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul, Palmital, Pato Branco, Prudentópolis e Santo Antônio do Sudoeste.

 

UNIOESTE

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná também oferta 180 vagas para o curso de Tecnologia em Gestão Pública em 12 cidades: Campo Largo, Cerro Azul, Céu Azul, Cruzeiro do Oeste, Dois Vizinhos, Flor da Serra do Sul, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guaraniaçu, Itambé, Três Barras do Paraná, e Umuarama.

 

Informações

Em todas as instituições citadas as vagas são divididas entre professores, pessoas com deficiência, candidatos negros de qualquer percurso, candidatos negros de escolas públicas, escola pública e cota universal.

As cidades polo, universidades e cursos ofertados podem ser acessadas no site da UEPG, no Manual do candidato onde constam outras regras e detalhes do processo seletivo.

O período de inscrições é de 9 de fevereiro até 1 de março e para isso é necessário que o candidato pague a taxa de inscrição no valor de R$92.

A classificação dos candidatos se dará pelos critérios estabelecidos em edital, como pontuação obtida na prova objetiva e adição dos pontos obtidos na prova de redação. Embora sejam oferecidos na modalidade EaD, algumas atividades avaliativas podem ser realizadas no polo.

A aplicação das provas de conhecimentos gerais e redação será no dia 19 de março em locais definidos e publicados no site da comissão de processos seletivos da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O resultado do vestibular unificado está previsto para ser divulgado até o dia 31 de março também no site da UEPG.

 

Serviço

Inscrições: on-line pelo site cps.uepg.br/ead, até às 23h59min do dia 1 de março

 

Importante! Atualizado em 08/02/2023

Nota explicativa sobre remanejamento de vagas

 

Em 1 de fevereiro de 2023 a Capes enviou às Coordenações UAB o Ofício Circular nº 01/2023 – CAPC/CGAP/DED/CAPES, apresentando a situação cadastral de polos UAB de todo o Brasil. Tal documento aponta que os polos que não estejam com a situação apta devem regularizar possíveis pendências antes de novas ofertas e orienta como as Instituições de Ensino Superior precisam proceder em seus processos seletivos.

Considerando o Ofício, as seis universidades estaduais do Paraná integrantes do Sistema UAB uniram esforços junto aos polos e seus mantenedores com a finalidade de que as situações pendentes fossem resolvidas antes do início das inscrições do Vestibular Unificado EaD UVPR, que começam no dia 9 de fevereiro de 2023.

Tendo em vista que algumas situações ainda não puderam ser solucionadas e que existem prazos a serem seguidos para a seleção dos alunos, em reunião conjunta com os coordenadores UAB da Unicentro, UEPG, Unioeste, UEL, UEM e UENP houve o remanejamento de vagas entre os polos aptos, levando em conta os critérios do Edital 08/2022 da Capes, bem como o quantitativo previsto de vagas.

Destacamos que o Vestibular Unificado EaD UVPR 2023 já vinha sendo divulgado pelas universidades participantes há algumas semanas, desde antes da publicação do referido Ofício. De tal modo, justificamos o motivo das alterações no Manual do Candidato e nas divulgações, assim como esperamos que os polos UAB com questões pendentes possam regularizar a situação junto à Capes para participar das próximas ofertas de cursos.

Confira aqui o edital de retificação e aqui o Manual do Candidato.

Coordenação UVPR





SIGA-NOS NAS REDES


fb.com/universidadevirtualdoparana

/UniversidadeVirtualdoParana

@universidadevirtualdoparana