A especialização em Gestão de Ambientes de Aprendizagem é dinâmica e envolve diversas abordagens pedagógicas, diferentes tempos e recursos digitais, amparados por um processo comunicacional que promove interações pedagógicas, tecnológicas e digitais com os objetivos de aprendizagem.
Trata-se de uma proposta que busca trabalhar com a gestão de ambientes de aprendizagem a partir do contexto da sala de aula, em interação com outros espaços de aprendizagem. É a correlação de ações que se iniciam nos ambientes físicos, mas que se desenvolvem no engendramento da geografia física e da geografia virtual. Para tal, a gestão de ambientes de aprendizagem passa a ser dinâmica e envolve distintas abordagens pedagógicas, diferentes tempos, diferentes recursos digitais, amparados por um processo comunicacional que deve promover interações pedagógicas, tecnológicas, digitais e com os objetivos de aprendizagem, além da interação que envolve conexões, participação, experiências de colaboração e de engajamento que são essenciais no processo de ensino e de aprendizagem.
Formar os professores da Educação Básica do ensino público do Estado do Paraná na gestão de ambientes de aprendizagem, na sala de aula, em interação com outros espaços de aprendizagem.
Compreender as concepções e metodologias dos documentos curriculares do Estado do Paraná em correlação com a gestão de diversos ambientes de aprendizagem.
Articular elementos da teoria e da prática pedagógica na compreensão do papel do professor, do estudante e da aula no processo de ensino e de aprendizagem;
Compreender a concepção de metodologias ativas e inventivas, elementos potencializadores da aprendizagem dos estudantes na interação com o professor.
Avaliar as potencialidades das ferramentas educacionais disponíveis e a assertividade das estratégias de implementação no contexto escolar.
Desenvolver atividades que favoreçam a criação de boas práticas didático-pedagógicas para os ambientes de aprendizagem.
Edital de homologação de matrículas: dia 25 de Julho
Disciplina | Carga horária |
Trilha 1 – Construindo caminhos | |
Letramento digital (no estilo de grupos de estudo sobre recursos e interfaces digitais para estratégias de estudo) | 30 |
Pesquisa I – Fundamentos para a construção de protótipos didáticos | 45 |
Educação Digital e Ecossistemas de Aprendizagem | 30 |
Teorias da Aprendizagem | 30 |
Interação e Mediação Professor e Estudantes: aprendizagem significativa/autêntica e aprendizagem ativa e colaborativa em educação | 30 |
Didática: planejamento e avaliação nos Ambientes de Aprendizagem | 30 |
Trilha 2 – Vivenciando o caminho | |
Pedagogias Plurais e experiências de ensino | 30 |
Metodologias Ativas, Inventivas e Inov-ativas para os Ambientes de Aprendizagem | 30 |
Inteligência Artificial na Educação e Design de Conteúdos Educacionais com uso de IA | 30 |
Acessibilidade e inclusão no design de aprendizagem | 45 |
Pesquisa 2 – reorganização do projeto para a intervenção | 30 |
Trilha 3 – Analisando o caminho | |
Investigação do protótipo didático: práticas de implementação | 30 |
Seminário integrador (análise da implementação + produção escrita) | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 420 |
Ambientação da Plataforma:
A definir
Grupos de Escuta
Início da primeira disciplina:
A Definir
Local: Plataforma Moodle
Professor | ||
---|---|---|
Coordenação Geral PDE/SETI | Profª Drª Maria Aparecida Crissi Knuppel Profª Drª Manuela Pires Weissbock | pde@seti.pr.gov.br |
Coordenação Geral PDE/SEED | Prof. Dr. Marlon de Campos Mateus | caa.seed@escola.pr.gov.br |
UEL | Profª Drª Diene Eire de Mello | pde.nead.uel@uel.br |
UEM | Profª Drª Rosangela Aparecida Alves | ambientes.esp.pde.uvpr@uem.br |
UEPG | Profª Drª Denise Puglia Zanon | esp.gestaoaprendizagem@ead.uepg.br |
Unioeste | Profª Drª Janete Ritter | neaduni.pde@unioeste.br |
Unicentro | Profª Drª Mariulce da Silva Lima Leineker | pde@unicentro.br |
UENP | Profª Drª Carla Gomes de Araújo | pde@uenp.edu.br |
Unespar | Profª Drª Maria Ivete Basniak | pde@unespar.edu.br |
Av. Pref. Lothário Meissner, 350
Jardim Botânico – CEP: 80210-170
Curitiba – PR