A especialização em Gestão de Ambientes de Aprendizagem é dinâmica e envolve diversas abordagens pedagógicas, diferentes tempos e recursos digitais, amparados por um processo comunicacional que promove interações pedagógicas, tecnológicas e digitais com os objetivos de aprendizagem.
Trata-se de uma proposta que busca trabalhar com a gestão de ambientes de aprendizagem a partir do contexto da sala de aula, em interação com outros espaços de aprendizagem. É a correlação de ações que se iniciam nos ambientes físicos, mas que se desenvolvem no engendramento da geografia física e da geografia virtual. Para tal, a gestão de ambientes de aprendizagem passa a ser dinâmica e envolve distintas abordagens pedagógicas, diferentes tempos, diferentes recursos digitais, amparados por um processo comunicacional que deve promover interações pedagógicas, tecnológicas, digitais e com os objetivos de aprendizagem, além da interação que envolve conexões, participação, experiências de colaboração e de engajamento que são essenciais no processo de ensino e de aprendizagem.
Formar os professores da Educação Básica do ensino público do Estado do Paraná na gestão de ambientes de aprendizagem, na sala de aula, em interação com outros espaços de aprendizagem.
Compreender as concepções e metodologias dos documentos curriculares do Estado do Paraná em correlação com a gestão de diversos ambientes de aprendizagem.
Articular elementos da teoria e da prática pedagógica na compreensão do papel do professor, do estudante e da aula no processo de ensino e de aprendizagem;
Compreender a concepção de metodologias ativas e inventivas, elementos potencializadores da aprendizagem dos estudantes na interação com o professor.
Avaliar as potencialidades das ferramentas educacionais disponíveis e a assertividade das estratégias de implementação no contexto escolar.
Desenvolver atividades que favoreçam a criação de boas práticas didático-pedagógicas para os ambientes de aprendizagem.
Edital de homologação de matrículas: dia 25 de Julho
Homologação dos Indeferidos : dia 08 de Agosto
Verifique se o seu nome está na Lista de Aproveitamento de titulação de mestre e/ou doutorado deferidos.
Realize sua inscrição para as atividades pelo SGE/UVPR no período de 06 de agosto até 17 de agosto de 2025:
Acompanhe regularmente o ambiente virtual do aluno (espaço do aluno) e este site para manter-se informado(a) sobre todas as atualizações e etapas das atividades.
Olá, professores titulados!
Gostaríamos de informar que os acessos à plataforma de ensino da UVPR serão disponibilizados após o agendamento para a imersão, que acontecerá no mês de setembro. Durante o mês de agosto, vocês irão participar das atividades Masterclasses 1 e 2, que representam uma oportunidade excelente de aprendizado e troca de conhecimentos.
Fiquem atentos aos seus e-mails e acompanhem as atualizações no site para receberem todas as informações necessárias sobre o acesso à plataforma e a participação nas atividades.
Agradecemos pela compreensão e colaboração!
Dia 28 de Julho às 18 horas no Youtube:
Disciplina | Carga horária |
Trilha 1 – Construindo caminhos | |
Letramento digital (no estilo de grupos de estudo sobre recursos e interfaces digitais para estratégias de estudo) | 30 |
Pesquisa I – Fundamentos para a construção de protótipos didáticos | 45 |
Educação Digital e Ecossistemas de Aprendizagem | 30 |
Teorias da Aprendizagem | 30 |
Interação e Mediação Professor e Estudantes: aprendizagem significativa/autêntica e aprendizagem ativa e colaborativa em educação | 30 |
Didática: planejamento e avaliação nos Ambientes de Aprendizagem | 30 |
Trilha 2 – Vivenciando o caminho | |
Pedagogias Plurais e experiências de ensino | 30 |
Metodologias Ativas, Inventivas e Inov-ativas para os Ambientes de Aprendizagem | 30 |
Inteligência Artificial na Educação e Design de Conteúdos Educacionais com uso de IA | 30 |
Acessibilidade e inclusão no design de aprendizagem | 45 |
Pesquisa 2 – reorganização do projeto para a intervenção | 30 |
Trilha 3 – Analisando o caminho | |
Investigação do protótipo didático: práticas de implementação | 30 |
Seminário integrador (análise da implementação + produção escrita) | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 420 |
Ambientação da Plataforma
dia 09 de agosto às 9 horas.
Local: Plataforma Moodle
O aluno PDE receberá no email as informações de acesso a plataforma do curso
Professor | ||
---|---|---|
Coordenação Pedagógica PDE/SETI | Profª Drª Maria Aparecida Crissi Knuppel Profª Drª Márcio José Winchuar | pde@seti.pr.gov.br |
Coordenação Geral PDE/SEED | Prof. Dr. Marlon de Campos Mateus | caa.seed@escola.pr.gov.br |
UEL | Profª Drª Diene Eire de Mello | pde.nead.uel@uel.br |
UEM | Profª Drª Rosangela Aparecida Alves | ambientes.esp.pde.uvpr@uem.br |
UEPG | Profª Drª Denise Puglia Zanon | esp.gestaoaprendizagem@ead.uepg.br |
Unioeste | Profª Drª Janete Ritter | neaduni.pde@unioeste.br |
Unicentro | Profª Drª Mariulce da Silva Lima Leineker | pde@unicentro.br |
UENP | Profª Drª Carla Gomes de Araújo | pde@uenp.edu.br |
Av. Pref. Lothário Meissner, 350
Jardim Botânico – CEP: 80210-170
Curitiba – PR