Via Seti
A 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação está com inscrições abertas até 24 de abril. O encontro acontecerá nos dias 25 e 26, no câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. A expectativa é reunir 400 participantes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre pesquisadores, professores e estudantes de instituições de ensino superior públicas e privadas, além de representantes da sociedade civil, gestores governamentais e agentes do setor produtivo empresarial.
Nos dois dias de programação, serão apresentadas e discutidas propostas para curto, médio e longo prazo para a ciência brasileira, elencadas nas três conferências estaduais da região Sul, realizadas entre março e abril deste ano. O evento consiste na etapa regional da conferência nacional, que será promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre 4 e 6 de junho, em Brasília (DF), envolvendo a articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios do governo federal.
Nesta edição, as conferências de CTI têm como tema Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento. O documento compilado na etapa regional irá subsidiar a elaboração da nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), para o período de 2024 a 2030. Entre os temas, estão a soberania nacional; o desenvolvimento socioeconômico; a inclusão social; a redução de desigualdades; a sustentabilidade ambiental; as mudanças climáticas; e a inovação tecnológica.
O diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Marcos Aurélio Pelegrina, destaca a importância de elaborar políticas públicas para o segmento de forma participativa e transparente. “A ideia é colocar a ciência em prol de um futuro sustentável e inclusivo para o Brasil, com foco em áreas como saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento social, fortalecendo o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação e articulando diferentes setores da sociedade”, afirma.
Para além da ENCTI 2024-2030, num cenário de desenvolvimento socioeconômico e sustentável, essas conferências contribuem para a formulação das principais políticas públicas necessárias para o fortalecimento da área da ciência, tecnologia e inovação. No Paraná, alinhado ao Plano Plurianual, o debate participativo articula ações de parceria e cooperação para uma economia com base no conhecimento.
PROPOSTAS
Na conferência estadual do Paraná, realizada no início de abril, foram levantadas 150 sugestões de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento científico brasileiro em diferentes eixos temáticos. Na etapa regional, os participantes irão discutir as propostas em cinco grupos de trabalho: reindustrialização e apoio à inovação empresarial; programas e projetos estratégicos; desenvolvimento social; popularização da ciência; e expansão do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
PARCERIA
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), está responsável pela organização desta edição da conferência regional. A iniciativa conta com a parceria dos governos estaduais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, por meio das respectivas pastas da área, e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), instituição ligada ao MCTI.
A exemplo da conferência estadual, a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária e a UTFPR estão apoiando a etapa regional. O evento conta, ainda, com as contribuições das instituições paranaenses de ensino superior públicas e privadas.
Serviço
5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação
Inscrições AQUI.
Datas: 25 e 26 de abril
Local: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Avenida Sete de Setembro, 3165 – Rebouças – Curitiba (PR).
Estão abertas as inscrições, até dia 16 de outubro, para a Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O curso acontece em rede, ou seja, as 900 vagas estão divididas entre as universidades estaduais do Norte do Paraná (Uenp), Centro-Oeste (Unicentro), Oeste de Paraná (Unioeste), Ponta Grossa (UEPG), Maringá (UEM) e Londrina (UEL), em 55 polos UAB em todo o Paraná.
Cada universidade possui edital específico com regras e normas específicas, por isso é necessário acessar o site da Universidade Virtual do Paraná para conferir os detalhes do edital da instituição de ensino de interesse.
Com uma carga-horária total de 390 horas, o curso contempla três trilhas pedagógicas: 1) Fundamentos; 2) Didática e experiências e 3) Seminários de Práticas Pedagógicas Inovadoras, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que será desenvolvido como um Projeto de Intervenção nas escolas em que o professor atua. Nesse contexto, a metodologia adotada na especialização é o design thinking (DT) educacional, que recorre à resolução de problemas de um viés inovador, colocando o humano no centro da aprendizagem.
Das vagas e polos por universidade
O curso foi articulado com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e é viabilizado pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes).
Seis universidades estaduais do Paraná, juntamente com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), vão ofertar a Especialização em rede em Educação Digital para os Anos Iniciais do Fundamental, na modalidade Educação a Distância.
A pós-graduação é gratuita, e contará com 900 vagas distribuídas em 55 polos UAB do Estado. As inscrições estão previstas para ocorrer no período de 14 de setembro a 16 de outubro de 2023, com divulgação no site da Universidade Virtual do Paraná.
O curso foi concebido por um grupo de trabalho com representantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). Cada instituição de ensino terá 150 vagas.
O objetivo é formar docentes para o cenário contemporâneo, em que as tecnologias digitais (TD) passam a ser ainda mais requeridas nos processos educacionais. Assim, as TD são vistas como forças ambientais que podem ampliar as possibilidades de ensino e de aprendizagem, sobretudo após o contexto pandêmico.
Com uma carga-horária total de 390 horas, o curso contempla três trilhas pedagógicas: 1) Fundamentos; 2) Didática e experiências e 3) Seminários de Práticas Pedagógicas Inovadoras, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que será desenvolvido como um Projeto de Intervenção nas escolas em que o professor atua. Nesse contexto, a metodologia adotada na especialização é o design thinking (DT) educacional, que recorre à resolução de problemas de um viés inovador, colocando o humano no centro da aprendizagem.
Em breve serão divulgados os editais de seleções das universidades. Outras informações a respeito da especialização em Educação Digital podem ser conferidas no site uvpr.pr.gov.br/educacaodigital.
Serviço
Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Vagas: 900 em 55 cidades
Inscrições: 14 de setembro a 16 de outubro
Mais informações: clique AQUI