Nutead UEPG ganha nova sede no Edifício Fausi Azis Chagury

Publicado em: 27 de setembro de 2023

Com informações da UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugurou na segunda-feira, 25, o Edifício Fausi Azis Chagury, anexo ao Cine Teatro Pax. O prédio, de 4.407,06 m², possui investimento total de R$ 6.7 milhões e será administrado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex).

O anexo do Cine-Teatro Pax é disposto em quatro pavimentos, todos acessíveis por meio de dois elevadores. O primeiro será destinado à Proex e o segundo andar servirá de espaço para atividades do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Ceppodi). Os dois últimos pavimentos já abrigam equipes do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) e TV Educativa (TVE-UEPG).

Na cerimônia da segunda-feira a coordenadora da UVPR, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, representou a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O edifício foi construído com investimento de diversas fontes de recursos – R$ 4,5 milhões da Secretaria da Ciências Tecnologia e Ensino Superior (Seti), R$ 1,7 milhão de verba federal e R$ 530 mil de recursos próprios. Dentro das verbas federais, o avanço das obras foi possível após o repasse de R$ 1,5 milhão, destinado pelo Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná e Deputado Federal, Sandro Alex, em 2021. “Essa obra foi construída em etapas, com muita luta. É um investimento alto, mas que vale a pena e vocês estão presenciando conosco”, comemora.

Juntamente com as comemorações da inauguração, o Secretário de Inovação do Paraná e Deputado Estadual, Marcelo Rangel, anunciou o investimento de R$ 500 mil para um laboratório de inovação no prédio. “A educação precisa vir em primeiro lugar, sempre”, destaca. O Secretário ressaltou o trabalho para a entrega das obras do edifício.

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, iniciou sua fala no evento agradecendo todas as equipes e autoridades envolvidas para a conclusão das obras. “É possível imprimir uma imagem positiva para o serviço público, além de ser nossa obrigação manter a memória das pessoas que passaram pelas instituições públicas”.

A decisão de nomear o prédio anexo como Edifício Fausi Azis Chagury partiu do reitor, como homenagem ao docente que atuou na UEPG e faleceu neste ano. “É uma forma de reconhecer os relevantes serviços prestados à instituição pelo professor Fausi, que sempre atuou em prol do desenvolvimento da Universidade”, acentua.

“Nossos investimentos têm sido consolidados para melhorar diversos setores da cidade”, ressalta o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate. “Esta obra aqui é a maior que nós já entregamos, que já vem de muito tempo e que vai ser um equipamento público para o bairro de Oficinas e toda a cidade”. O novo prédio acompanha o crescimento da cidade, segundo Ivo. “Este local vai ajudar muito nossa região e contribuir para a história, algo realmente fantástico”.