UVPR seleciona bolsistas que atuarão no PDE nas Universidades Estaduais

Publicado em: 17 de maio de 2023

O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Governo do Paraná, por meio da Especialização em Gestão de Ambientes de Aprendizagem, está com inscrições abertas até dia 30 de maio para selecionar professores que atuarão no apoio científico pedagógico no curso de pós-graduação.

O processo seletivo simplificado acontece no âmbito das sete Universidades Estaduais: Unicentro, UEL, UEPG, Unioeste, UEM, Unespar e Uenp. As inscrições podem ser feitas pelo site da Unicentro, responsável pelo processo juntamente com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro, Núcleo de Educação a Distância e a Universidade Virtual do Paraná/Seti.

Ao todo são sete vagas, uma para cada universidade estadual. Inicialmente podem se inscrever docentes efetivos de cada instituição e, no caso de não preenchimento das vagas, professores colaboradores e estudantes de pós-graduação (doutorado) podem inscrever-se.

O candidato tem até dia 30 de maio para enviar a documentação exigida em edital, no formato PDF e em bandeja específica. São exigidos documentos de identificação, diploma de graduação, diploma de mestrado, comprovação de experiência no magistério superior, atestado de matrícula no doutorado, sugestão de pontuação para prova de títulos (anexo I) e declaração de não recebimento de outro tipo de bolsa. O processo seletivo inclui duas etapas: a entrevista e a prova de títulos e aqueles com nota inferior a 6 pontos serão desclassificados.

SELEÇÃO DE PROFESSORES MENTORES

As inscrições para a seleção de professores orientadores no curso de Especialização em Gestão de Ambientes de Aprendizagem, oferecido em rede na modalidade EaD, foram prorrogadas até 11 de junho.

A seleção acontece no âmbito das universidades estaduais: Unicentro, UEL, UEM UEPG, UENP, Unespar e Unioeste. Segundo o edital de abertura, são 93 vagas para mentores de cursistas do PDE, em 14 áreas de atuação: Gestão Escolar, Pedagogia, Educação Profissional e Formação de Docentes, Arte, Língua Portuguesa, Educação Física, Língua Estrangeira Moderna, Filosofia/Sociologia, História, Geografia, Física, Matemática, Biologia/Ciências e Química.

SELEÇÃO DE GRADUADOS E GRADUANDOS

Outra seleção aberta, com inscrições até dia 2 de junho, vai selecionar técnicos em Gestão de Projetos (graduados) e estudantes de licenciatura para atuar no apoio pedagógico e em design instrucional.

São sete vagas, de 40 horas semanais, para técnicos em Gestão de Projetos, uma para cada instituição. Para fazer a inscrição, os candidatos devem ser graduados em uma instituição de ensino superior do Paraná.

Para as sete vagas, de 20 horas, para apoio pedagógico e em design instrucional (graduando), é necessário estar matriculado em curso de licenciatura na instituição e câmpus da IEES no qual deseja se inscrever.

Os bolsistas aprovados deverão ter disponibilidade para cumprir a carga horária presencialmente, na universidade em que se inscreveram. Além disso, o candidato não pode receber outro tipo de bolsa ou ter vínculo empregatício de qualquer tipo.

Veja abaixo as principais datas destes processos de seleção:

EDITAL 01/2023 – NEAD/UVPR/FAU/UNICENTRO

Inscrições: até 30 de maio, pelo site da Unicentro