Encerramento do III SIIES terá palestra de Marc Prensky

Publicado em: 18 de novembro de 2021

A conferência de encerramento do III Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior será realizado na manhã desta sexta-feira, 19 de novembro, com transmissão ao vivo a partir das 10h30. A live que finaliza as palestras terá como convidado o pesquisador Marc Prensky, criador do termo “nativo digital”, autor premiado e palestrante reconhecido. A mediação da atividade estará com a professor Denise Abreu e Lima, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Antes disso, às 9h, haverá palestra sobre robótica na educação com o professor Paulo Blikstein, que atua na Escola de Educação da Universidade de Stanford e é diretor do Transformative Learning Technologies Lab. A mediação desta live será do professor Paulo Schmidt, que atua na Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti-PR.

Desde o dia 10 de novembro, o SIIES recebeu vários palestrantes de diferentes regiões do Brasil e de outros países, como Canadá, Estados Unidos, México, Portugal e Espanha. As discussões trataram sobre o futuro das universidades num contexto de transformação digital. As lives estão disponíveis aqui.

A programação do evento se estende até o fim da tarde da sexta-feira, com duas sessões de comunicações orais (3 e 4) e também o I Encontro de Gestores da EaD das IES da Abruem, que tem  objetivo de debater e refletir políticas e práticas que envolvem a Educação Superior a Distância nas Universidades Públicas Estaduais e Municipais, que impactam no desenvolvimento de projetos sob diferentes aspectos e perspectivas.

O simpósio é um evento da Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). Em 2021, a organização ficou com a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), juntamente à UVPR (Universidade Virtual do Paraná), da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Houve apoio da Fundação Araucária.