Inscrições em especialização em educação digital para professores seguem até terça

Publicado em: 25 de outubro de 2023

Universidades prorrogam inscrições em especialização em educação digital para professores.
Foto: Alex Kotliarskyi/UEPG

As universidades estaduais de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro) prorrogaram até terça-feira (31) o prazo para inscrição gratuita em curso de especialização em Educação Digital. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) segue com inscrições abertas até a mesma data, com pagamento de taxa no valor de R$ 81. Ao todo, são 600 vagas exclusivas para professores do 1º ao 5º ano da rede pública de ensino de Curitiba e 36 cidades do interior paranaense.

A pós-graduação é gratuita e ofertada na modalidade de educação a distância (EAD), com seminários presenciais em polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com início previsto para 2024, as aulas online serão realizadas em plataforma digital da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), programa estratégico da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A iniciativa é resultado de uma parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O objetivo é proporcionar formação continuada para os professores dos primeiros anos do ensino fundamental, com base em interfaces e processos digitais de ensino e aprendizagem e experiências pedagógicas e de pesquisa no contexto digital.

O conteúdo acadêmico prevê carga horária de 390 horas, nove disciplinas e três trilhas pedagógicas: fundamentos; didática e experiências; e seminários de práticas pedagógicas inovadoras. O intuito é desenvolver atividades relacionadas à gestão de ambientes de aprendizagem, promovendo uma interação entre os contextos de sala de aula e outros espaços de ensino. Os trabalhos de conclusão de curso serão realizados por meio de propostas de intervenção nas escolas em que os professores matriculados atuam.

Além da Região Metropolitana de Curitiba, os polos de ensino do sistema UAB para esse curso de especialização estão localizados nas regiões dos Campos Gerais, Centro, Centro-Oeste, Centro-Sul, Litoral, Norte, Norte Pioneiro, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Vale do Ivaí. Nesse conjunto de polos estão outras 300 vagas ofertadas pelas universidades estaduais de Londrina (UEL) e do Norte do Paraná (UENP) para 16 municípios, que já encerraram os prazos para inscrições.

SELEÇÃO – O processo de seleção será simplificado. Basta comprovar formação superior e apresentar histórico de graduação, comprovante de experiência profissional nos primeiros anos do ensino fundamental e documentação pessoal, conforme consta nos editais de cada universidade. Todos os documentos devem ser enviados digitalizados para as respetivas instituições de ensino superior.

ENSINO A DISTÂNCIA – A UVPR reúne os centros de EAD das universidades ligadas ao governo do Estado. O programa contribui para ampliar a quantidade de vagas na graduação e pós-graduação e facilitar o acesso a outros tipos de formações. Por meio da atuação em rede das universidades, a UVPR incentiva a pesquisa, a partir do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, com impacto no desenvolvimento regional sustentável do Paraná.

Serviço:

Inscrições: até 31 de outubro

Resultado da classificação: 10 de novembro a 1º de dezembro, de acordo com cronograma de cada universidade

Matrículas: 21 de novembro a 20 de dezembro, de acordo com cronograma de cada universidade

Confira os editais e as vagas distribuídas por universidade:

UEM

Consulte o Edital – Inscrições AQUI

Vagas: 150 em nove polos UAB – Apucarana (16), Cianorte (16), Cidade Gaúcha (16), Engenheiro Beltrão (16), Faxinal (16), Itambé (16), Nova Londrina (16), São João do Ivaí (16) e Sarandi (22)

UEPG

Consulte o Edital – Inscrições AQUI

Vagas: 150 em seis polos UAB – Ipiranga (25), Palmeira (25), Paranaguá (25), Reserva (25), São João do Triunfo (25) e Tibagi (25)

Unioeste