Confira a Retrospectiva 2022 da Universidade Virtual do Paraná

Publicado em: 13 de dezembro de 2022

Relembre algumas ações realizadas pela Universidade Virtual do Paraná em 2022. Durante todo o ano, foram realizadas reuniões do comitê gestor para planejamento de ações e tomadas de decisões. O objetivo esteve em fortalecer a atuação em rede da Educação a Distância das Universidades Estaduais.

 

Fevereiro

Foi realizado o lançamento oficial do Programa de Formação para Educação Digital, o PROED, com o objetivo de possibilitar discussões com os professores das universidades a respeito de temas relacionados ao letramento digital, tais como: educação híbrida, tecnologias digitais de informação e comunicação, design educacional, competências digitais entre outros.

Outro lançamento de fevereiro foi do Acervo Digital das Universidades Estaduais do Paraná, com disponibilização de biblioteca digital às comunidades universitárias. Para a disseminação, foi criada a plataforma Alexandria, que reúne também outros projetos das sete IES.

 

Março

Foi iniciada a terceira oferta do curso on-line de Atendimento aos Maus-tratos Animais com 340 participantes. A formação é uma parceria da UVPR com a Unicentro, a Sedest e a ONG World Animal Protection.

 

Abril

Em abril foi realizado o curso Princípios e pressupostos da Educação Digital, pela Unespar, dentro do PROED. Além disso, teve início a organização do segundo curso, intitulado Didática na Educação Digital, promovido pelo Nead UEL. As universidades também selecionaram bolsistas para atuar junto ao programa.

 

Maio

Em maio, foi realizada a aula inaugural da Residência Técnica e Especialização em Gestão em Turismo, que contou com articulação da UVPR junto ao Nead Unicentro. Outras parceiras são a Seti, a Sedest e a Paraná Turismo.

Outra Restec que teve aula inaugural em maio foi o Gapi (Gestão de Ambientes Promotores de Inovação), também da Unicentro, com articulação junto à Secretaria de Estado da Fazenda e Seti.

 

Junho

Em junho foi realizado o lançamento do programa Paraná Empreende Mais, que é realizado nas sete universidades estaduais e teve apoio da UVPR na concepção do modelo de design instrucional do curso. A iniciativa é realizada pelo Governo do Paraná por meio da Seti, como parte da Ageuni e apoio da Fundação Araucária.

Ainda em junho houve o início da segunda turma do programa Ganhando o Mundo, da Seed, com 100 estudantes selecionados para intercâmbio estudantil. O curso de inglês é realizado pelo Programa Paraná Fala Idiomas da Seti, com apoio da UVPR.

A equipe apoiou a organização do evento Seminário Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, que ocorreu em Curitiba (PR) e teve transmissão no canal da UVPR.

 

Julho a Setembro

Entre os meses de julho e setembro, a UVPR participou ativamente de discussões e planejamentos relacionados a cursos como do programa PDE (Seed), da  Residência Técnica (Restec) e Especialização em Gestão da Segurança Pública (Unespar, Seti e Sesp) e ao Napi (Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação) Educação do Futuro (Fundação Araucária).

 

Outubro

Em outubro foi realizado o lançamento do curso Inteligência Sustentável, realizado pela UVPR com a Unicentro e o Youth Action Hub. A formação on-line foi direcionada aos acadêmicos das sete universidades estaduais do Paraná. Em pauta, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Novembro

A segunda edição do Paraná faz Ciência, evento relacionado à Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, teve apoio da equipe UVPR, por meio do Nead Unicentro, na edição de vídeos e na elaboração da página da ação.

Também em novembro foi finalizada a quarta oferta do curso on-line de Atendimento aos Maus-tratos Animais.

 

Dezembro

O comitê gestor da UVPR realizou uma missão internacional na Espanha e em Portugal para articulação de parcerias com instituições de ensino superior que possuem experiência na área da transformação digital e Educação a Distância (EaD).

 

 

 

 





SIGA-NOS NAS REDES


fb.com/universidadevirtualdoparana

/UniversidadeVirtualdoParana

@universidadevirtualdoparana