Retrospectiva da Universidade Virtual do Paraná no ano de 2023

Publicado em: 19 de dezembro de 2023

A Universidade Virtual do Paraná (UVPR) é um programa da Seti, em parceria com as setes universidades estaduais e com diferentes órgãos do governo e instituições de ensino e esteve presente realizando e apoiando muitos eventos, projetos e conquistas da educação do Paraná, Brasil e do mundo.
Confira alguns momentos importantes da UVPR durante o ano de 2023:

 

  • Minuta da Lei de Criação da Universidade Aberta do Paraná

    • Foram realizados estudos sistemáticos com vários atores do Sistema UVPR para a proposição da criação da Lei que institui a Universidade Aberta do Paraná -UVPR, como fundação pública de direito privado. A minuta encontra-se em fase final de discussão que deverá ser efetivada até início de janeiro de 2024 e, na sequência, será encaminhada aos setores do governo e para a Assembleia Legislativa.

 

  • Visitas às IEES e articulações:
    • No início de 2023, a Coordenação UVPR realizou reuniões com as reitorias das sete universidades para apresentar as ações e projetos. Além disso, realizou articulações com as universidades para novo edital da Capes (UAB), que prevê nesta parceria, UVPR – universidades estaduais – Capes, um total de aproximadamente 10 mil vagas em cursos de graduação e especialização a serem ofertadas em 2024/2025.
    • Articulação de projeto para “INOVAÇÃO E PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: desenvolvimento educacional e tecnológico em ações de educação a Distância nas Universidades estaduais para o fortalecimento da UVPR, projeto que destinou aproximadamente meio milhão de reais para cada núcleo EAD para modernização e aquisição de equipamentos.

 

  • PDE: Especialização em Gestão de Ambientes de Aprendizagem:
    • A especialização em Gestão de Ambientes de Aprendizagem é desenvolvida em rede pelas IEES, no AVA UVPR, e se relaciona ao PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) da Seed. É um curso dinâmico e envolve diversas abordagens pedagógicas, diferentes tempos e recursos digitais, amparados por um processo comunicacional que promove interações pedagógicas, tecnológicas e digitais com os objetivos de aprendizagem. Mais de dois mil professores da rede estadual de ensino estiveram em Foz do Iguaçu para as atividades iniciais do PDE no dia 4 de maio de 2023.

 

    • A Especialização Educação Digital para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental é realizada em rede, via UAB (Universidade Aberta do Brasil), e se justifica diante do cenário contemporâneo  em que as tecnologias digitais passam a ser requeridas, ainda mais, nos processos educacionais, como forças ambientais que modificam e ampliam as possibilidades de ensino e de aprendizagem. Ao todo, são 900 vagas em seis universidades, distribuídas em vários polos. Em 2023, foi realizada a articulação e a seleção de alunos. 

 

  • Sedef –  Especialização em Medidas Socioeducativas
    • Parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef) para desenvolvimento de processos formativos em diferentes áreas de interesse. Inicialmente a proposição de um Curso de Especialização em Medidas Socioeducativas para 890 estudantes o qual terá seu início em janeiro de 2024. 

 

  • Residências Técnicas e especializações:
    • Oferta da especialização para a segunda turma na Residência Técnica e Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Unicentro), com ampliação dos órgãos públicos envolvidos, e da Residência Técnica e Especialização em Gestão Cultural (Unespar). As Restecs fazem parte do Programa de Residência Técnica (Seti).

 

    • Viabilizado pela UAB (Universidade Aberta do Brasil), com contrapartida da Seti, o curso de graduação em Tecnologia em Gestão Pública foi articulado em rede pela UVPR com seis universidades: UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro e UENP. A graduação ocorre no AVA da UVPR. 

 

    • A UVPR proporcionou dois vestibulares unificados para os estudantes do Paraná estudarem nos cursos disponibilizados pelos Núcleos de Educação a Distância das IEES, processos realizados em parceria com a UEPG.

 

    • O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Educação do Futuro da Fundação Araucária desenvolve pesquisas sobre a inovação nos sistemas de Educação Básica Pública Brasileira no pós-pandemia. Por isso, reúne pesquisadores de diferentes instituições e pretende contribuir com políticas públicas, estudos e resultados que contribuam para o desenvolvimento da Educação no Paraná e no país. Pretende contribuir com políticas públicas, estudos e resultados que contribuam para o desenvolvimento da Educação no Paraná e no país. Os três eixos do programa são: Observatório da Educação Básica Pública, Competências Digitais dos Professores e Educação Básica Pública e Desenvolvimento Endógeno Sustentável. Em 2023, a UVPR participou do planejamento das ações, que terão o início em 2024. 

 

    • Curso de aperfeiçoamento sobre ações para extensão no ensino superior. O objetivo é aprimorar o conhecimento sobre as transformações sociais e político-pedagógicas da sociedade para estimular e desenvolver novas propostas de extensão para as instituições de ensino superior. A formação integra as iniciativas relacionadas à nova política de extensão do Estado, fortalecendo a curricularização da extensão nas Universidades Estaduais e formando professores, acadêmicos e agentes universitários para as demandas da área. Trata-se de um projeto que conta com o apoio da Universidade Virtual do Paraná.

 

    • O Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE) tem como objetivo apoiar financeiramente a formação de estudantes do Ensino Superior com perfil de pesquisadores e empreendedores, priorizando a demanda social e diminuindo a evasão escolar. Os estudantes favorecidos devem participar de atividades extensionistas e cursos na modalidade EaD, cumprindo uma formação obrigatória sobre Empreendedorismo e Inovação e Massive Open Online Courses (Moocs) ofertados pela UVPR.

 

    • Reorganização para nova oferta do Programa Paraná Empreende Mais, que qualifica micro, pequenos e médios empresários, empreendedores individuais, informais e futuros empreendedores de todo o Estado desde 2022. O curso on-line é gratuito, elaborado por especialistas e com acompanhamento de uma equipe especializada em empreendedorismo.

 

    • O curso on-line Gestão de Desempenho por Competências é realizado via parceria entre a UVPR, Unicentro e Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O curso é baseado em sete temáticas: Comunicação, Relacionamento Interpessoal, Liderança, Trabalho em Equipe, Trabalho em Rede, Planejamento Institucional e Foco em Resultados e tem como objetivo a gestão de pessoas fornecendo indicadores para o desenvolvimento dos servidores da Adapar a partir da concepção de gestão por competências. Novas turmas foram ofertadas em 2023. 

 

  • Programa de Formação para Educação Digital: PROED:
    • O Programa de Formação para Educação Digital (Proed) é desenvolvido pela Universidade Virtual do Paraná, com o apoio da Fundação Araucária. O objetivo é possibilitar discussões com os professores das universidades a respeito de temas relacionados ao letramento digital, tais como: educação híbrida, tecnologias digitais de informação e comunicação, design educacional, competências digitais, entre outros assuntos que fazem parte das discussões mais atualizadas a respeito da transformação digital em curso no país e no mundo. O programa conta com uma série de módulos e cada etapa teve seu conteúdo desenvolvido por uma universidade (Unespar, UEL e Unicentro). Em 2023, três módulos foram ofertados. 

 

    • Em parceria com a Unicentro, por meio da UVPR, a CGE disponibiliza uma série de cursos de curta duração para desenvolvimento profissional. Em 2023, as ofertas tiveram continuidade.

 

  • Programa de formação para SETI e AGEUNI
    • Em parceria com as equipes da SETI e da AGEUNI no desenvolvimento de formação para os profissionais que atuam na secretaria, bem como agentes externos (IEES e sociedade) para desenvolvimento de processos formativos em diferentes áreas de interesse.

 

  • Curso de formação “Ciência Cidadã e Educação em Ciências: Diálogos para a formação docente.
    • Em parceria com o Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o desenvolvimento da metodologia e do design do curso para os professores da educação básica.

 

  • Eventos:
    • A Coordenação da UVPR participou de diferentes eventos, também proferindo palestras ou com apresentações em mesas redondas, tais como II Encontro de Gestores de EaD das IES da Abruem, Encontro de Formação Continuada para Docentes, 75ª Reunião Anual da SBPC, Missão Técnica e Científica em Portugal, Fórum Nacional de Coordenadores UAB (ForUAB), IV Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (Unicamp), 20º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e 9º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (UFMS); VIII Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicentro, entre outros.

 

    • A Minha Biblioteca é uma biblioteca digital que reúne as principais editoras acadêmicas do Brasil num acervo de mais de 10 mil títulos e foi disponibilizada graças ao projeto Alexandria da UVPR, em parceria com as sete IEES. Durante o ano foram realizadas divulgações mensais com a participação das IEES na divulgação do projeto para que o acesso à plataforma seja proporcionado aos novos estudantes.

 

    • Foi realizado o evento “O presente do futuro e o futuro da educação”, nos dias 29 e 30 de junho, no Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com organização da rede Universidade Virtual do Paraná. A programação contemplou palestras, painéis temáticos, mesas redondas e outras discussões que enfatizam assuntos como curricularização da extensão na EaD, Educação Híbrida, docência no Ensino Superior, formação docente e outras questões referentes à Educação a Distância e Educação Digital.Um dos destaques da programação foi o lançamento do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Educação do Futuro.

 

    • A UVPR participou e foi apoio da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência, na UEL, de 6 a 10 de novembro. Com ações integrativas e interativas de divulgação científica, divididas em seis eixos temáticos, o evento tem como objetivo fortalecer a cultura de Ciência e Tecnologia no Estado. O evento também integrou a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciativa que visa a popularização do conhecimento científico em ações por todo território nacional.

 

    • O canal de YouTube da Universidade Virtual do Paraná obteve, em 2023, mais de 51 mil visualizações e um tempo de exibição total de mais de 13 mil horas, atingindo mais de 4 mil inscritos no total. Foram 10 mil visualizações em vídeos do canal e 40 mil em transmissões aos vivo de eventos e projetos da própria UVPR e de outros projetos do Governo do Paraná, como a Consulta Pública da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Seminário Projeto EspeleoPiraí e o Workshop Tradução Literária: reflexões de um tradutor. Soma-se a isso os canais dos setores de educação a distância que divulgam as ações da UVPR, que juntos somam aproximadamente 100 mil inscritos




SIGA-NOS NAS REDES


fb.com/universidadevirtualdoparana

/UniversidadeVirtualdoParana

@universidadevirtualdoparana